Moinho das Pernadas

O Moinho das Pernadas é um antigo moinho hidráulico situado na margem direita da ribeira de Odeleite, cerca de dois quilómetros a jusante da aldeia de Odeleite e um quilómetro a montante da junção das ribeiras de Odeleite e de Foupana, submetido a uma reabilitação pela Câmara Municipal de Castro Marim.

O projeto de reabilitação teve como objetivo preservar a infraestrutura existente e toda a tecnologia associada à atividade secular do Moinhos de Maré, salvaguardando não só o património arquitetónico como as práticas tradicionais, votadas ao abandono desde os anos 80.

O Moinho das Pernadas entrou em inatividade por volta de 1980, com o afastamento do último moleiro. As estruturas de toda a estação de moagem foram, então, votadas ao abandono e rapidamente se degradaram.

Desta forma, o projeto arquitetónico visou a recuperação e valorização dos equipamentos e da envolvente exterior do moinho, tornando-o um sítio visitável e de reforçado interesse turístico e cultural. Foram recuperados o Moinho, o Açudes, o Cais, assim como a Casa do Moleiro, o Mirante e o Forno que fazem parte constituinte deste complexo arquitetónico.

O Moinho das Pernadas é assim um equipamento funcional que testemunha a história e reconstrói as marcas do passado do concelho de Castro Marim e de toda a região do Baixo Guadiana.

Este equipamento será em breve colocado ao serviço da população, em particular da população escolar, e da indústria do turismo, explorando as suas potencialidades histórica e educativa, cultural e económica.